Blog

Blog

Sobre o Coronavírus (COVID-19)

O avanço do surto de Coronavírus, que já matou muitas pessoas e já chegou em diversos lugares do mundo, tem despertado uma série de dúvidas. Preparamos um material especial baseado no Boletim Epidemiológico feito pelo Ministério da Saúde sobre a infecção humana e também pelo guia de vigilância epidemiológica. 


Sobre o coronavírus

Os coronavírus causam infecções respiratórias e intestinais em humanos e animais, são altamente patogênicos (SARS e MERS). A Infecção Humana pelo Novo Coronavírus (2019-nCoV) o espectro clínico não está descrito completamente, bem como não se sabe o padrão de letalidade, mortalidade, infectividade e transmissibilidade. 


Todos os coronavírus que afetam humanos tem origem animal. O vírus foi isolado pela primeira vez em 1937. No entanto, em 1965 o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.


Existe vacina? 


Não há vacina ou medicamento específico disponível. O tratamento é de suporte e inespecífico. Atualmente, os pesquisadores estão em processo de inventar meios que gerem vacinas em semanas e mesmo que levem a uma vacina universal para todos os tipos de gripe. Mas, mesmo que venham a ter sucesso, isso ainda está longe de se tornar realidade. Porém, se a situação dos infectados não piorar, as pessoas infectadas têm se recuperado em até uma semana.


Modo de transmissão 


Os coronavírus são uma grande família de vírus comuns em muitas espécies diferentes de animais, incluindo camelos, gado, gatos e morcegos. Raramente, os coronavírus animais podem infectar pessoas. No início, muitos dos pacientes com surtos de doenças respiratórias Wuhan, na China, tinham alguma ligação com um grande mercado de frutos do mar e animais vivos, sugerindo a disseminação de animais para pessoas. No entanto, um número crescente de pacientes, supostamente não teve exposição ao mercado de animais, indicando a ocorrência de disseminação de pessoa para pessoa. 


No momento, não está claro o quão fácil ou sustentável esse vírus está se disseminando entre as pessoas. As autoridades chinesas relatam que a disseminação sustentada de pessoa para pessoa está ocorrendo na China. Casos em instituições de saúde, como hospitais, também podem ocorrer. Quando a disseminação de pessoa para pessoa que ocorreu com o SARS, acredita-se que tenha ocorrido principalmente por meio de gotículas respiratórias produzidas quando uma pessoa infectada tosse ou espirra, semelhante à maneira como a influenza e outros patógenos respiratórios se espalham. 


Período de incubação 

O período médio de incubação da infecção por coronavírus é de 5 dias, com intervalo que pode chegar até 16 dias.

Período de transmissibilidade 

A transmissibilidade dos pacientes infectados pelo Novo Coronavírus sugere que a transmissão possa ocorrer, mesmo sem o aparecimento de sinais e sintomas.

Ainda com dúvidas? Separamos alguns tópicos importantes para sobre o coronavírus

Quais são os sintomas?

– Febre
– Tosse seca

– Congestão nasal e corrimento nasal

– Dor de garganta ou dor no peito

– Dificuldade para respirar

– Dor de cabeça

– Cansaço

– Mal estar geral

– Dor no corpo

Como ocorre a contaminação?

– Espirro

– Catarro

– Tosse

– Contato com pessoas infectadas

– Gotículas de saliva

– Contato com superfícies contaminadas

Como posso me prevenir?

– Lavar as mãos

– Evite tocar olhos, nariz e boca

– Mantenha-se bem alimentado

– Beba bastante água

– Manter ambientes bem ventilados

– Cobrir boca e nariz ao espirrar